O QUE É ?
A perturbação da hiperatividade e défice de atenção (também chamada de PHDA, ou simplesmente “défice de atenção”) é uma perturbação que pode causar dificuldades em permanecer quieto, ficar concentrado, ou tomar decisões ponderadas. A PHDA inicia-se na infância, mas nem sempre é detetada nessa altura, e pode causar dificuldades na escola, no trabalho, em casa ou até nas relações com as outras pessoas.
Não há cura para a PHDA, mas existem tratamentos que ajudam a melhorar os sintomas desta perturbação.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA PHDA?
Uma pessoa com PHDA tem um ou mais dos seguintes sintomas:
• Aumento da atividade, também chamado de "hiperatividade" – As pessoas com PHDA podem ter dificuldade em permanecer quietas ou sentadas no mesmo sítio, ou podem mexer incessantemente as mãos ou os pés
• Agir impulsivamente – Interromper os outros quando estão a falar, ou fazer coisas de forma impulsiva, sem pensar nas consequências, como realizar gastos excessivos de dinheiro, ou ingerir comida ou álcool em excesso
• Dificuldade em manter-se concentrada ou em prestar atenção – A pessoa pode ser vista pelos outros como “muito esquecida” (por exemplo, esquece-se com frequência de compromissos que combinou com as outras pessoas), perde objetos pessoais com frequência (telemóvel, carteira, chaves de casa, etc.) ou pode ter dificuldade em terminar projetos ou ideias depois de os iniciar.
Os sintomas geralmente iniciam-se antes dos 4 anos de idade, e mantêm-se na adolescência e na vida adulta, mas podem ir mudando à medida que o cérebro da pessoa se desenvolve e em função das suas circunstâncias (grau de apoio que tem, tipo de trabalho, etc.).
EXISTE UM TESTE PARA A PHDA?
Existem alguns testes psicológicos que podem ajudar a perceber se uma pessoa tem PHDA, mas é a presença dos sintomas que faz o diagnóstico. Um médico geralmente só faz o diagnóstico de PHDA quando os sintomas:
• Ocorrem em mais do que um contexto, por exemplo, a pessoa tem sintomas tanto em casa como na escola (ou no trabalho);
• Duram pelo menos 6 meses;
• Começam antes dos 12 anos de idade;
• Estão a afetar a vida da pessoa, como por exemplo nas suas amizades ou no seu desempenho na escola ou no trabalho.
Podem existir outras causas para sintomas semelhantes aos da PHDA. Por exemplo, certas dificuldades na aprendizagem, ou até a ansiedade também podem causar dificuldades na escola ou no trabalho. O seu médico tentará descobrir o que está a causar estes sintomas. Para isso, pode ser necessário mais do que uma consulta.
A PHDA PRECISA DE SER TRATADA?
A PHDA, como qualquer outra doença, deve ser tratada. Os estudos científicos mostram que as pessoas que optam por não fazer qualquer tratamento para a sua PHDA têm uma maior probabilidade de terem dificuldades na escola (ou no trabalho), nas relações com as outras pessoas e de desenvolverem depressão ou terem acidentes perigosos.
Adaptado de UpToDate por António Melo, Filipa Moutinho e Gustavo Jesus - Serviço de Psiquiatria do Hospital de Vila Franca de Xira da ULS Estuário do Tejo.