Estudos clínicos a decorrer
- “OBERON” - "Estudo de Fase III, multicêntrico, aleatorizado, duplamente cego, de grupos paralelos, controlado por placebo, para avaliar a eficácia e segurança de dois regimes posológicos de MEDI3506 no tratamento crónico de participantes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) com história de exacerbações de DPOC". A Investigadora Principal é a Dra. Paula Rosa, Diretora do Serviço de Pneumologia.
- "POSIBIL6ESKD" - Ensaio clínico de fase 2b/3, multicêntrico, aleatorizado, em dupla ocultação, controlado por placebo, combinado, de determinação de dose e de resultados cardiovasculares, para investigar a eficácia e segurança do CSL300 (clazacizumab) em participantes com doença renal terminal submetidos à diálise. O Investigador Principal será o Dr. Bruno Rodrigues, Diretor do Serviço de Nefrologia.
- "ELEGANT" - Elacestrant versus Terapia Endócrina Padrão em Mulheres e Homens com Nódulo positivo, Recetor de Estrogénio positivo, HER2-negativo, Cancro da Mama Precoce com Elevado Risco de Recorrência - Um Estudo de Fase 3 Global, Multicêntrico, Aleatório, Aberto. Este insere-se na área do cancro de mama, e tem como Investigador Principal o Cirurgião Oncoplástico da Unidade da Mama, Dr. Miguel Morgado.
- “PROSPERO” - Ensaio de extensão de fase III, multicêntrico, aleatorizado, com dupla ocultação, de administração crónica, de grupos paralelos, controlado com placebo, para avaliar a eficácia e segurança de longo prazo de Tozorakimab em participantes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) com história de exacerbações de DPOC, que tem como Investigadora Principal a Dra. Paula Rosa, Diretora do Serviço de Pneumologia.
- “TP-122A” - Estudo randomizado, paralelo, aberto, de Fase 1/2a para avaliar a segurança e a tolerabilidade de múltiplas doses do cocktail de bacteriófagos TP-122 (componente TP-122A) para o tratamento de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV), que tem como Investigador Principal o Dr. João Gonçalves Pereira, Diretor do Serviço de Medicina Intensiva.
- "INITIATE" - Estudo internacional, observacional. pós-comercialização, de doentes com Edema Macular Diabético (EMD) com resposta subótima a anti-VEGF que iniciam tratamento com Implante Intravítreo de Dexametasona (DEX-I). Trata-se de um estudo sem intervenção do tipo prospetivo na área da oftalmologia, que tem como Investigadora Principal a Dra. Filipa Rodrigues, médica do Serviço de Oftalmologia.
- “(R)Evolution” - Estudo pós-pandémico da epidemiologia molecular e caracterização da suscetibilidade de isolados clínicos de Enterobacterales e Pseudomonas aeruginosa resistentes aos carbapenemes a novas opções terapêuticas (ceftazidima/avibactam, ceftolozane/tazobactam, imipenem/relebactam) em Portugal, que tem como Investigador Principal o Dr. Luís Silva, Diretor do Serviço de Patologia Clínica.
- “PROLIFE-TRD” - Qualidade de vida de doentes com depressão resistente ao tratamento (DRT) em tratamento com escetamina, na prática clínica habitual, em Portugal, que tem como Investigador Principal o Dr. Gustavo de Jesus, Diretor do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental.
- Aumento da admissão de doentes idosos em Medicina Intensiva, que tem como Investigador Principal o Dr. Marco Fernandes, Assistente Hospitalar do Serviço de Medicina Intensiva.
- Avaliação do Tempo de Exposição a Ecrãs em adolescentes do 3º Ciclo do Ensino Básico, que tem como Investigadores o Dr. Rafael Silva e a Dra. Maria Beatriz Morais do Serviço de Pediatria.
Estudos clínicos em fase de aprovação
- “BUDI-IgAN” - Estudo multicêntrico, prospectivo, open-label, de braço único, para avaliação da eficácia e segurança de Budenofalk® em doentes adultos com nefropatia por IgA (NIgA) e risco elevado de progressão, que tem como Investigadora Principal a Dra. Liliana Cunha, médica do Serviço de Nefrologia.
- Espondilodiscite infeciosa: caracterização microbiológica, diagnóstica e clínica num período de 18 meses, que tem como Investigadora Principal a Dra. Leonor Pássaro, médica da Comissão Controlo Infecção.
- “MPROPHET” - Estudo Multicêntrico PROsPectivo observacional para a validação de uma ferramenta de dEtecção do carcinoma HEpaTocelular na cirrose, que tem como Investigadora Principal a Dra. Mariana Verdelho, do Serviço de Gastroenterologia.
- “RECOVER+” - Programa digital de reabilitação e educação para a saúde na Fratura Osteoporótica, que tem como Investigador o Dr. Ricardo Ferreira (CIDNUR).
- Impacto da escetamina intranasal na produtividade laboral de doentes com perturbação depressiva major resistente ao tratamento, que tem como Investigador Principal o Dr. António Carneiro, do Instituto de Saúde Baseada na Evidência.
- Valor Prognóstico da Contagem de Leucócitos, Linfócitos e Plaquetas na Predição da Mortalidade e Duração do Internamento em Doentes com Sépsis e Choque Séptico, cujo Investigador é Rodrigo Ferreira, aluno da FMULisboa, tendo como investigador local o Dr. João Gonçalves Pereira, Diretor do Serviço de Medicina Intensiva.
Contactos
E-mail: dfi@ulsetejo.min-saude.pt
