Serviço de urgência
O Hospital Vila Franca de Xira dispõe de um Serviço de Urgência, disponível 24 horas por dia, que permite um atendimento segmentado em função das necessidades de cada paciente:
- Urgência Geral
- Urgência de Pediatria
- Urgência de Obstetrícia/Ginecologia
O objetivo dos Serviços de Urgência é o tratamento de doentes graves, estando os seus profissionais treinados e preparados para tal.
Se a sua situação não for urgente ou emergente deverá dirigir-se primeiro ao Centro de Saúde da sua área. Em situação de dúvida, pode contactar a Linha SNS 24: 808 24 24 24
Triagem
A triagem permite identificar os doentes mais graves e assegurar que recebem cuidados rápidos.
Neste serviço utilizado o sistema de Triagem de Manchester, que classifica a prioridade de atendimento dos doentes de acordo com a gravidade da sua situação.
COMO FUNCIONA?
Após a admissão no balcão/receção da Urgência, todos os pacientes são observados na sala de triagem onde o enfermeiro faz uma observação e regista alguns parâmetros que permitem atribuir uma cor correspondente a um grau de prioridade e sugerir um tempo de espera, até à primeira observação médica.
QUAIS OS GRAUS DE PRIORIDADE?
Prioridade | Cor | Tempos alvo previstos de atendimento |
Emergente | Vermelho | Observação Imediata |
Muito urgente | Laranja | 10 minutos |
Urgente | Amarelo | 60 minutos |
Pouco urgente | Verde | 120 minutos |
Não urgente | Azul | 240 minutos |
Acessos
O acesso ao Serviço de Urgência é realizado diretamente pelo exterior do edifício, devidamente identificado, sendo diferenciado de acordo com o tipo de urgência (Geral, Obstétrica, Pediátrica).
Os utentes que se deslocam em viatura própria, devem utilizar preferencialmente o parque de estacionamento P1, disponível entre as 18h00 e as 06h00 nos dias úteis e durante 24 horas aos fins de semana e feriados, ou o parque P2, disponível todos os dias durante 24 horas.
Contactos
E-mail: urgencia@ulsetejo.min-saude.pt
Gabinete de Apoio à Família
O Gabinete de Apoio à Família visa prestar suporte à família e/ou pessoa significativa de utentes de se encontrem em sala de observação (S.O.), no Serviço de Urgência.
Atendimento:
Atendimento presencial no GAF, localizado no Serviço de Urgência
Horário de funcionamento:
Todos os dias, das 10h00 às 18h00