A Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo, E.P.E. (ULSETEJO, E.P.E.), assenta a sua atuação nos pressupostos de proporcionar o mais alto nível de qualidade na prestação dos cuidados de saúde, em condições seguras, promovendo a proteção ambiental e integrando nos seus processos o conhecimento das necessidades e expetativas dos seus utentes, colaboradores e restantes partes interessadas, com vista à sua satisfação e à garantia da sustentabilidade económica, social e ambiental.
Nesse âmbito, através da sua política de Qualidade, Ambiente e Segurança, compromete-se a:
1. QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE
Garantir a melhor resposta às necessidades dos seus utentes, agindo de acordo com um modelo de prestação de cuidados assente nas melhores práticas, na excelência tecnológica e na mais recente e comprovada evolução científica para a prevenção, diagnóstico e tratamento clínico da doença, sustentado na obtenção de resultados clínicos, periodicamente monitorizados e reavaliados face aos objetivos e metas definidos.
2. SEGURANÇA DO UTENTE E OUTRAS PARTES INTERESSADAS
Assegurar a segurança dos seus utentes e de todas as outras partes interessadas, através do desenvolvimento de um programa transversal de Gestão do Risco Integrado (risco clínico e não clínico), alicerçado numa cultura de segurança, que deverá permitir identificar e gerir riscos e implementar boas práticas, com vista à eliminação ou redução dos riscos, assim como de efeitos indesejáveis para utentes, profissionais, visitas, instalações e infraestrutura.
3. REQUISITOS
Satisfazer as necessidades dos seus utentes, colaboradores e restantes partes interessadas, cumprindo com todos os requisitos legais e regulamentares aplicáveis, bem como com outros requisitos que decorrem dos normativos que a ULSETEJO, E.P.E. subscreve.
4. SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
Garantir condições de trabalho seguras e saudáveis, visando a proteção da saúde física e mental, incluindo equipamentos, instalações e as atividades nelas desenvolvidas, com vista à prevenção da ocorrência de lesões, incidentes, acidentes ou doenças profissionais, nomeadamente através da identificação de perigos a que os profissionais se possam encontrar expostos, tendo em vista a avaliação de riscos e priorização de ações para a eliminação / redução dos mesmos, com o envolvimento dos colaboradores através da sua consulta e participação neste processo.
5. EFICIÊNCIA E PROTEÇÃO AMBIENTAL
Promover a eficiência, proteção e sustentabilidade ambiental, através da identificação dos aspetos ambientais, que a instituição pode controlar ou influenciar, considerando uma perspetiva de ciclo de vida, resultantes da prestação de cuidados de saúde, com o objetivo final da sua redução e/ou controlo, nomeadamente através da promoção da utilização racional e sustentável de recursos naturais, da prevenção da poluição, da adaptação de práticas e equipamentos e da gestão eficiente dos resíduos produzidos.
6. COMPETÊNCIAS, RESPONSABILIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Garantir continuamente as competências certas e necessárias ao desenvolvimento de cada atividade, através da utilização de processos de recrutamento, seleção e responsabilização efetivos, bem como da disponibilização de iniciativas de aprendizagem, como a atividade formativa identificada como necessária à aquisição e/ ou desenvolvimento de competências contribuindo-se, simultaneamente, para a motivação dos colaboradores e para a otimização da performance organizacional.
7. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Proteger a informação essencial à atividade, identificando e implementando as medidas necessárias de proteção a potenciais ameaças garantindo, simultaneamente, o princípio da confidencialidade, integridade e acessibilidade.
8. MELHORIA CONTÍNUA
Melhorar continuamente os processos e as práticas subjacentes às diferentes atividades da ULSETEJO, E.P.E., através da implementação de padrões de qualidade rigorosos, das melhores práticas nacionais e internacionais reconhecidas e da utilização de ferramentas que facilitam a identificação de oportunidades de melhoria promovendo, desta forma, a proficiência do Sistema Integrado de Gestão.
Com o objetivo de consolidar uma cultura de prestação de cuidados de saúde assente nos princípios da segurança e acompanhar os desafios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde, o Hospital Vila Franca de Xira dá destaque:
- à implementação das metas internacionais de segurança do doente:
- Identificação correta dos utentes
- Eficácia da comunicação
- Segurança dos medicamentos de alta vigilância
- Cirurgia segura
- Redução do risco de infeções associadas aos cuidados de saúde
- Prevenção de quedas e lesões associadas
- ao reporte e análise de incidentes clínicos e não clínicos;
- à monitorização de indicadores de segurança;
- à implementação e monitorização de estratégias de gestão do risco.
O Comité de Certificação do Departamento da Qualidade na Saúde, da Direção-Geral da Saúde (DGS), concedeu a Certificação ACSA, no nível BOM, ao Hospital de Vila Franca de Xira, segundo o disposto no Manual de Standards para Hospitais [ME 2 1_05], na sequência da auditoria externa realizada no mês de fevereiro de 2024.
Esta Certificação reconhece o esforço do Hospital Vila Franca de Xira em assegurar a conformidade dos seus serviços, a satisfação dos seus utentes e o seu compromisso com a melhoria contínua.
Em dezembro de 2012 ocorreu a primeira certificação segundo a norma “ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade”, encontrando-se atualmente certificados, por este referencial, os Serviços:
- Anatomia Patológica;
- Apoio de emergência médica e transporte inter-hospitalar (VMER);
- Esterilização;
- Farmácia;
- Imagiologia;
- Imunohemoterapia;
- Laboratório de Função Respiratória;
- Patologia Clínica;
- Técnicas de Cardiologia;
- Unidade de Cuidados Intensivos/ Intermédios;
- Urgência Geral de Adultos
É intenção do Hospital manter, garantir e evidenciar as boas práticas e a melhoria contínua, com os quais as suas equipas se comprometem diariamente.
Esta Certificação permite integrar as questões ambientais na metodologia de gestão e desempenho do Hospital, assegurando a minimização dos seus impactes ambientais e a utilização dos recursos naturais de forma mais eficiente.
Desde janeiro de 2014, que o Hospital se encontra certificado segundo a norma ISO 14001, relativa a Sistemas de Gestão Ambiental.
Esta certificação, segundo a norma ISO 45001, relativa a Sistemas de Gestão da Segurança e da Saúde no Trabalho, traduz-se num reconhecimento público da preocupação da organização com o bem-estar e segurança dos colaboradores no seu local de trabalho.
Uma preocupação que passa não só pelas condições de trabalho, infraestruturas, equipamentos, bem como por práticas e ações desenvolvidas pelo Hospital.
NOTA: A certificação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, foi obtida em 2016, segundo o referencial OHSAS 18001:2007, tendo, em 2019, sido obtida a transição para o novo referencial de Segurança e Saúde no Trabalho, a ISO 45001.
Os indicadores clínicos permitem a avaliação da qualidade dos cuidados de saúde prestados de forma quantitativa, tendo sido concebidos com o objetivo de promover a melhoria contínua baseada em evidência. Entre o conjunto de indicadores clínicos monitorizados no Hospital Vila Franca de Xira, destacam-se os indicadores integrados em dois projetos assentes em processos de Benchmarking:
- o Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), criado pela Entidades Reguladora da Saúde (ERS) para avaliar o nível de excelência cínica dos diferentes prestadores nacionais, de acordo com critérios objetivos definidos para um conjunto de patologias;
- e a plataforma IAmetrics, baseada em modelos de ajustamento pelo risco que possibilitam o cálculo de indicadores de qualidade, casuística e de complexidade, segundo padrões de comparação com hospitais similares da Península Ibérica.