ENSAIOS CLÍNICOS
Considerando que, os estudos e ensaios clínicos são uma mais valia para a Unidade Local de Saúde (ULS) Estuário do Tejo e, consequentemente, para os seus profissionais, o Centro de Promoção e Desenvolvimento dos Ensaios Clínicos -CPDEC- tem como missão apoiar e fomentar a investigação clínica na nossa ULS.
O CPDEC tem como objetivo a gestão do circuito dos Estudos Clínicos (EC) na ULS, assente em padrões de qualidade e boas práticas de investigação clínica.
A nossa visão é constituir-se como uma estrutura que acrescente valor aos processos necessários para a realização de EC na ULS, tornando-se, progressivamente, uma referência no panorama da Investigação Nacional.
O CPDEC insere-se no Departamento de Formação e Investigação -DFI- tendo como Diretor o Dr. Luís Ramos.
Estudos Clínicos a decorrer:
- O primeiro Ensaio Clínico “ OBERON" teve início a 02/07/2024. Trata-se de um estudo de Fase III, multicêntrico, aleatorizado, duplamente cego, de grupos paralelos, controlado por placebo, para avaliar a eficácia e segurança de dois regimes posológicos de MEDI3506 no tratamento crónico de participantes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) com história de exacerbações de DPOC". A investigadora principal é a Dra. Paula Rosa, Diretora do Serviço de Pneumologia, no qual já foi recrutado um participante randomizado e três em screening.
- "INITIATE" - Estudo internacional, observacional. pós-comercialização, de doentes com Edema Macular Diabético (EMD) com resposta subótima a anti-VEGF que iniciam tratamento com Implante Intravítreo de Dexametasona (DEX-I). Trata-se de um estudo sem intervenção do tipo prospetivo na área da oftalmologia, que tem como investigadora principal a Dra. Filipa Rodrigues.
- "FINE-REAL" - Estudo não-interventivo sobre a utilização de Finerenona em contexto de prática clínica. A Investigadora Principal é a Dra. Patrícia Valério, do Serviço de Nefrologia.
- "Registo Português do Patirómero" - um estudo nacional, multicêntrico, retrospetivo e prospetivo, que tem como objetivo fazer um registo nacional da utilização de patirómero em Portugal. A Investigadora principal é a Dra. Ana Azevedo, Diretora do Serviço de Nefrologia.
Estudos Clínicos em fase de Aprovação:
- "POSIBIL6ESKD" - Ensaio clínico de fase 2b/3, multicêntrico, aleatorizado, em dupla ocultação, controlado por placebo, combinado, de determinação de dose e de resultados cardiovasculares, para investigar a eficácia e segurança do CSL300 (clazacizumab) em participantes com doença renal terminal submetidos a diálise. A Investigadora principal será a Dra. Ana Azevedo, Diretora do Serviço de Nefrologia.
- "ELEGANT" - Elacestrant versus Terapia Endócrina Padrão em Mulheres e Homens com Nódulo positivo, Recetor de Estrogénio positivo, HER2-negativo, Cancro da Mama Precoce com Elevado Risco de Recorrência - Um Estudo de Fase 3 Global, Multicêntrico, Aleatório, Aberto. Este insere-se na área do cancro de mama, e irá ter como investigadora principal a Diretora do Serviço de Oncologia, Dra. Ana Claúdia Monteiro.
INTERNATO MÉDICO
A ULS Estuário do Tejo, recebe, anualmente, médicos recém-licenciados em Medicina para fazerem a sua formação pós-graduada. A cooperação com as instituições universitárias, a formação e investigação têm sido uma aposta constante da ULS Estuário do Tejo, com o objetivo de fomentar a permanente atualização e inovação dos profissionais e da comunidade científica e médica.
A ULS Estuário do Tejo tem proporcionado boas condições para a formação sendo solicitado neste âmbito pelos jovens médicos.
No ano de 2024, 29 internos recém-licenciados iniciaram o seu Internato de Formação Geral e 15 médicos internos iniciaram a Formação Específica em diferentes especialidades.
Atualmente a ULS Estuário do Tejo possui Idoneidade formativa, atribuída pela Ordem dos Médicos, em diversas especialidades médicas, reconhecendo a qualidade clínica e capacidade formativa das unidades de saúde que integram a ULS.
CONTACTO: dfi@ulsetejo.min-saude.pt
BIBLIOTECA
A Biblioteca do Hospital de Vila Franca de Xira tem por missão ser um centro de divulgação, organização, aquisição e disponibilização de recursos de informação, apoiando proativamente todos os sectores de atividade do hospital, promovendo a acessibilidade à informação de forma a contribuir com qualidade, pertinência e evidência para a tomada de decisão na prática clínica, investigação e ensino.
VISÃO
Ser uma biblioteca de excelência ao nível hospitalar, servindo um vasto leque de utilizadores (médicos, enfermeiros, investigadores, técnicos de saúde, alunos de pré e pós-graduação em medicina e em enfermagem, gestores e todos os restantes profissionais na área da saúde), atuando com os mais elevados padrões tecnológicos, dinamismo, empenho e compromisso profissional da sua equipa.
O Hospital de Vila Franca de Xira tem ao dispor dos seus profissionais o acesso gratuito às seguintes plataformas de apoio à formação:
- B-On
- UpToDate
- Cochrane
- Clinical Key