Serviços Maternidade
A nossa Maternidade
Na Maternidade do Hospital Vila Franca de Xira vai encontrar uma equipa multidisciplinar, motivada e competente que tem como missão assegurar-lhe os melhores cuidados de saúde durante toda a etapa da sua gravidez e mesmo após o parto.
Tem disponível todos os serviços necessários para que o seu parto corra da melhor forma possível. Na nossa maternidade vai encontrar: a consulta de obstetrícia, a urgência de obstetrícia, o bloco de partos e o internamento.
Está grávida?
Os nossos parabéns! Agora há que acompanhar bem esse crescimento e por isso temos a Consulta de Obstetrícia. Se é mãe adolescente ou com diabetes ou com HTA ou com outras patologias, temos uma consulta especial, por forma a acompanhar ainda mais de perto (consulta de alto risco).
Temos depois algumas consultas que nos permitem ir acompanhando a evolução do seu bebé: consulta de diagnóstico Pré-Natal (rastreio bioquímico; Biopsia coriónica; Amniocentese - apenas disponível no novo hospital); consulta de enfermagem de saúde materna realizada por enfermeira especialista e outros exames (ecografia obstétrica de biometria e ecografia morfológica; ecocardiograma, entre outros).
SE SENTE ALGUMA ALTERAÇÃO NO SEU PERCURSO DE GRAVIDEZ
A Urgência tem todos os recursos humanos e materiais para lhe prestar todos os cuidados de que precisa.
Contactos
Para que as suas dúvidas e medos sejam colmatados:
- Linha de Apoio à Grávida: 932 020 442
- E-mail: enf.obstetra_responde@ulsetejo.min-saude.pt
Curso de Preparação para o Parto
Se tem 20 semanas de gravidez, está no momento certo para se inscrever no curso que criamos para os futuros pais. Curso composto por:
- Visita à Maternidade
- Cuidados na gravidez
- Plano de parto
- Métodos de alívio da dor
- Preparação para o parto
- Cuidados ao bebé
- Amamentação
Bloco de Partos e Internamento
Na Maternidade / Bloco de Partos fazemos tudo para que se sinta bem. Vai poder ter o pai da criança em presença permanente, salvo em situações excecionais, e contamos com a sua participação ativa; vai encontrar uma equipa multidisciplinar sensível às suas necessidades, humanizando o seu parto; tem disponível a telemetria, analgesia 24h, métodos para alívio da dor não farmacológicos, musicoterapia; colheita de células estaminais; pulseira eletrónica RN (anti rapto) e incentivamos uma relação precoce com o seu bebé, desde a sua primeira hora de vida.
Durante o seu internamento tudo faremos para que se sinta bem, acompanhada e informada, bem como incrementaremos as suas competências com ensinos como a higiene do bebé e amamentação.
- Terá alojamento conjunto (o seu bebé fica sempre consigo);
- Terá o Cantinho da Amamentação, onde poderá desenvolver as suas competências para a amamentação;
- Faremos o Rastreio Auditivo precoce ao seu bebé;
- O seu bebé será vacinado com a BCG e vacina da Hepatite B antes de ter alta;
- Poderá registar o seu bebé online;
- São verificadas todas as medidas de proteção segundo o projeto Segurança Infantil do HVFX, para o seu bebé sair em segurança na cadeira de transporte;
- Contamos com o apoio neonatal da nossa Unidade de Neonatologia.
Perguntas Frequentes
O que devo levar para a Maternidade?
Levar sempre consigo o seu Cartão de Cidadão, Boletim de Saúde da grávida e todos os exames realizados durante a gravidez.
Como posso começar a ser seguida no Hospital?
Para serem seguidas pelo Hospital, as grávidas devem ser referenciadas pelo Centro de Saúde às 33 semanas de gestação, por forma a iniciar a sua vigilância hospitalar às 37 semanas.
Quando devo ir para a Maternidade?
Se entrar em trabalho de parto deverá dirigir-se ao Serviço de Urgência.
Os sinais que surgem são:
– Rotura de bolsa amniótica: a “bolsa de água” pode-se romper algumas horas antes do parto começar e consiste na saída de líquido amniótico pela vagina, devido à rotura das membranas que envolvem o bebé. Pode sair lentamente ou de repente, em grande quantidade;
– Sangramento vaginal: se perder sangue vivo em quantidade igual ou superior à quantidade que perde quando está menstruada e sentir dor abdominal forte, é um sinal de alerta. Se tiver perda de sangue por via vaginal, antes de se dirigir ao Hospital deve excluir as seguintes situações: Corrimento acastanhado que pode surgir 48 horas após realização de exame vaginal; Pequena perda de sangue após relações sexuais – neste caso, referir o ocorrido na próxima consulta, de modo a possibilitar a averiguação da causa;
– Ausência ou diminuição dos movimentos fetais: se o bebé não mexer ou se nas últimas 12 horas notar que os movimentos fetais diminuíram (menos de 10);
– Contrações: as contrações “verdadeiras” do parto acontecem em intervalos regulares, que se tornam cada vez mais curtos. É possível sentir a barriga a ficar mais dura. Estas contrações são dolorosas, embora a intensidade da dor varie de mãe para mãe. São, contudo, essenciais para a dilatação do colo uterino. Quando sentir contrações regulares, com intervalos de dez minutos, durante pelo menos meia hora, deve dirigir-se à maternidade.
Outras situações que a devem levar a procurar orientação dos profissionais de saúde:
– Corrimento vaginal com prurido/ardor;
– Dores abdominais;
– Arrepios ou febre;
– Dor/ardor quando urina;
– Vómitos persistentes;
– Dores de cabeça fortes ou contínuas;
– Perturbações da visão;
– Súbito aumento da tensão arterial.
Como são os quartos de parto?
Os quartos de parto são individuais, com casa de banho privativa. Em situação de pico de procura, o alojamento poderá ser realizado em quarto duplo.
O bebé fica sempre comigo?
Desde que nasce, o bebé fica sempre junto à mãe, exceto se necessitar de vigilância mais apertada ou se demonstrar alguma dificuldade na adaptação à vida extrauterina, necessitando de cuidados na Unidade de Neonatologia.
Poderei realizar analgesia epidural? Existem outras alternativas?
A analgesia epidural está disponível, mas para ser realizada é necessário seguir alguns critérios, como: análises completas e normais (estudo de coagulação); dilatação do colo uterino de 4/5cm; ausência de tatuagens na zona lombar, entre outros.
Se a parturiente não tiver estes critérios, poderá optar por outras alternativas não farmacológicas para o alívio da dor existentes no bloco de partos, como a hidroterapia; a bola de Pilates; relaxamento; massagem; mobilização, etc.
Como são os quartos do internamento?
Os quartos do internamento de Obstetrícia são individuais, com casa de banho privativa e com vista panorâmica sobre a Lezíria. Estão equipados com televisão por cabo e internet wireless. Em situação de pico de procura, o alojamento poderá ser realizado em quarto duplo.