O que alterou no nosso Hospital?
A distribuição da máscara cirúrgica, cuja utilização no atual contexto epidemiológico se mantém obrigatória por todos no acesso e dentro das instalações do Hospital de Vila Franca de Xira, será feita sempre que o utente/acompanhante utilize máscara comunitária ou solicite a sua substituição. As máscaras serão disponibilizadas nos acessos aos pisos e/ou em qualquer balcão administrativo.
A utilização de máscara cirúrgica não invalida a necessidade de cumprimento das restantes medidas fundamentais na prevenção de infeção, nomeadamente:
- Higienização frequente das mãos, para o qual encontrará dispensadores com solução antissética de base alcoólica à entrada e nos corredores dos vários pisos do Hospital.
- Manutenção da distância de segurança entre pessoas (1,5 - 2 metros).
- Medidas de Etiqueta Respiratória (tossir para o antebraço ou lenço de papel).
Depois de sair do Hospital, deve manter a sua máscara enquanto estiver em locais definidos como sendo de utilização obrigatória ou recomendada, tais como transportes públicos. Nunca deite as máscaras usadas para o chão: deite-as no lixo!
Pessoas com sintomas sugestivos de infeção respiratória ou febre não devem deslocar-se ao Hospital na condição de acompanhante, tal como pessoas que tenham contactado com doentes com teste positivo COVID-19.
Recordamos ainda a obrigatoriedade da utilização de máscara cirúrgica no Hospital, da higiene das mãos à entrada e saída da instituição, para o qual encontrará dispensadores de solução alcoólica, e da manutenção da distância de segurança entre pessoas (1,5 - 2 metros).
Encontre os horários em vigor para acompanhantes e visitas aos utentes internados aqui.
Podem ser implementadas restrições em situações pontuais que possam comprometer a prestação de cuidados médicos e de enfermagem.
Se tiver uma consulta recomendamos que evite trazer acompanhante. Nas situações em que tal se manifestar essencial, apenas será permitido um acompanhante por utente. Caso contrário, o acompanhante terá de aguardar na sala de espera ou no exterior.
Nas salas de espera e nas zonas de circulação:
- Mantenha a máscara sempre colocada.
- Mantenha a distância de segurança entre pessoas (no mínimo de 1,5 metros) e ocupe apenas os assentos permitidos.
- Evite aglomerações.
- Dirija-se ao balcão de atendimento apenas quando for chamado.
- Evite tocar desnecessariamente nas superfícies.
- Higienize as mãos sempre que mexa em algum objeto ou superfície hospitalar e sempre que tocar na sua máscara.
Nos gabinetes de consulta ou de realização de procedimentos:
- Mantenha a máscara sempre colocada.
- Não se apoie na secretária destinada ao profissional de saúde e evite tocar desnecessariamente noutras superfícies.
- Higienize as mãos sempre que mexa em algum objeto ou superfície e sempre que tocar na sua máscara.
Se tiver alguma dúvida, recorra aos assistentes presentes junto aos acessos para as Consultas e Exames.