SNS - Serviço Nacional de Saúde
Prevenção da Diabetes Infantil

O Hospital Vila Franca de Xira (HVFX) e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Estuário do Tejo promovem uma campanha de sensibilização para a prevenção da Diabetes Infantil.

Com o mote “A prevenção é o nosso super-poder”, a campanha consiste na divulgação de informação de sensibilização para a prevenção da diabetes, na promoção de palestras de educação para a saúde nas escolas dos cinco concelhos da área de influência do Hospital e na associação da Mascote a ações de promoção de saúde na Comunidade.

A imagem desta campanha surge no seguimento do concurso de desenho “O Nosso Amigo”, promovido pela Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes do HVFX e do ACES, junto das turmas do 2º ciclo das escolas dos concelhos da área de influência do Hospital. “Herói Diabete”, a mascote vencedora, é da autoria da turma 5ºB da Escola Básica Integrada do Carregado, que foi simbolicamente premiada com um troféu da Mascote e assistiu à primeira sessão de educação para a saúde, integrada na campanha.

Adicionalmente, a Missão Continente distinguiu o projeto “Diabetes Infantil - Otimização da Gestão da Transição Segura Hospital/Comunidade na área da saúde Infantil e Juvenil”, promovido pelo HVFX em conjunto com o ACES Estuário do Tejo. Este projeto tem como objetivo principal reintegrar a criança na comunidade de forma eficaz, ensinando as crianças e os cuidadores a gerirem de forma autónoma a doença.

No âmbito desta campanha, o HVFX e o ACES associaram-se à comemoração do Dia Mundial da Saúde, da Câmara Municipal Vila Franca de Xira, com a promoção de jogos lúdicos, integrados no “Hospital da Bonecada”, nos quais convidaram os mais novos a vestir a pele da mascote da campanha e a cuidar dos seus bonecos.

Também no dia 21 de junho, o Herói Diabete irá sensibilizar cerca de 1500 crianças, através da promoção de jogos lúdicos integrados na ação "Um Dia No Campo", da Câmara Municipal de Azambuja, dirigida aos alunos do 1º ciclo das escolas do concelho. A iniciativa decorrerá nos antigos viveiros do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), na Estrada Nacional 366, junto a Aveiras de Baixo, entre as 10h00 e as 15h00.

 

                                  

Fotografias da Ação no Dia Mundial da Saúde