Contacto Geral 263 006 500

NASCER MAIS E MELHOR

 

Dra. Lucinda Mata

Médica do Serviço de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital Vila Franca de Xira

agosto 2014

 

 

 

 

Nascer é o momento mais transformador da existência humana. Através dos nascimentos transformam-se sociedades e a própria dinâmica da vida em comunidade. As sociedades ditas modernas, nomeadamente as europeias, com a facilidade de acesso aos diversos métodos de contracepção, aliados à crise económica (cujo início se registou em 2008), fizeram baixar as taxas de natalidade. Portugal, em 2013, apresentava a taxa mais baixa da União Europeia com 7,9 crianças por mil habitantes.

No nosso País muitas das Instituições lutam para inverter a baixa natalidade e o Hospital Vila Franca de Xira é um exemplo do trabalho desenvolvido nessa área. A sua equipa integra profissionais quer no serviço de Ginecologia-Obstetrícia quer na assistência Pós-Parto que, diariamente, com o seu profissionalismo, tudo fazem para inverter a situação e, assim, contribuírem para que o número de nascimentos aumente.  

O percurso que se inicia nas consultas de Ginecologia-Obstetrícia, passando pelo momento do Parto e posterior orientação, necessita de ter sempre em conta uma componente técnica, mas, sobretudo, uma vertente humana. Nesse sentido, salienta-se a existência, no nosso Hospital, do curso de preparação para a parentalidade, assim como a possibilidade de todas as grávidas poderem visitar as instalações antes do parto, do empréstimo da primeira cadeira de transporte, das linhas telefónicas de apoio à grávida e à puérpera, da pulseira electrónica anti-rapto para os recém-nascidos e do Projecto Nascer Cidadão (registo do bebé no próprio Hospital).

A qualidade de atendimento prestado às utentes, aliada às condições físicas que o novo Hospital oferece, proporciona um aumento da procura deste espaço que regista uma das taxas de natalidade mais elevadas do distrito de Lisboa.

No sentido de continuar a aumentar a qualidade e a satisfação das utentes do Hospital de Vila Franca de Xira, os serviços de Ginecologia-Obstetrícia e Neonatologia irão promover, nos dias 19 e 20 de Setembro, umas Jornadas que demonstram o trabalho conjunto dos profissionais do Hospital Vila franca de Xira e dos Centros de Saúde do Concelho. Irão ser abordados alguns temas de interesse comum como a Diabetes na Gravidez e o Diagnóstico Pré-Natal (consultas em regular funcionamento no Hospital de Vila Franca de Xira).