Contacto Geral 263 006 500

Conselho para o Desenvolvimento Sustentado

O Conselho para o Desenvolvimento Sustentado do Hospital Vila Franca de Xira procurando reconhecer a importância da promoção da integração social, do bem-estar, do desenvolvimento e da valorização pessoal das populações que o Hospital serve, apoiando o desenvolvimento de projetos ou programas específicos de apoio às populações dos cinco concelhos da área de influência do Hospital. 

O órgão, presidido por Maria da Luz Rosinha, é composto por um conjunto de individualidades de reconhecida capacidade, idoneidade e mérito, representantes dos cinco municípios, de instituições de saúde e do Instituto de Segurança Social e membros da Comissão Executiva do Hospital. São eles:

  • Presidentes das Câmaras Municipais dos cinco concelhos da área de influência do HVFX (rotatividade anual);
  • Dra. Mariana Ribeiro Ferreira;
  • Profª Ana Escoval;
  • Dra. Maria do Céu Cruz Canhão;
  • Dr. Jorge Coelho;
  • Dr. Daniel Proença de Carvalho;          
  • Dr. Salvador de Mello;
  • Eng. Vasco Luís de Mello;
  • Dr. Pedro Bastos;
  • Dra. Maria João Germano.

 

Bolsas de Solidariedade

A Fundação Amélia de Mello, com a colaboração do Conselho para o Desenvolvimento Sustentado do Hospital Vila Franca de Xira e com o apoio de vários mecenas, atribui 13 Bolsas de Solidariedade, no valor global de € 150.000, no âmbito da 5ª edição do Concurso de Bolsas de Solidariedade, inteiramente dedicado ao apoio de projetos de responsabilidade social com atuação nos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira.


As candidaturas apoiadas nesta edição incidem em projetos com intervenção direta na área da saúde mental ou do combate a comportamentos aditivos, das seguintes instituições particulares de solidariedade social: Associação Famílias em Movimento, Associação do Hospital Civil e Misericórdia de Alhandra, Associação para a Integração de Pessoas com Necessidades Especiais, Associação de Promoção Social de Castanheira do Ribatejo, Associação de Reformados e Idosos da Póvoa de Santa Iria, Centro de Recuperação Infantil de Benavente, Centro Social Para o Desenvolvimento S. Tiago dos Velhos, Centro Social Paroquial Aveiras de Cima, Centro Social e Paroquial de Azambuja, CERCI Póvoa, CERCI Tejo, Fundação CEBI e Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira.


Esta iniciativa, promovida pela Fundação Amélia de Mello, conta com o apoio de vários mecenas e insere-se na política de responsabilidade social do Conselho para o Desenvolvimento Sustentado do Hospital Vila Franca de Xira, procurando reconhecer a importância da promoção da integração social, do bem-estar, do desenvolvimento e da valorização pessoal das populações que o Hospital serve. Ao longo das cinco edições decorridas, esta iniciativa apoiou projetos num montante global de € 470.000.

 

Banco de Ajudas Técnicas

Em 2014, o Conselho para o Desenvolvimento Sustentado do HVFX lançou também um Banco de Ajudas Técnicas comum aos cinco municípios da área de influência do Hospital.

Pode ajudar este Banco de Ajudas Técnicas comum, doando equipamento que já não precisa, como cadeiras de rodas, canadianas, camas articuladas, andarilhos e outros. De 1 de dezembro de 2014 a 31 de março de 2015, faça as suas doações junto do Departamento de Ação Social do Município da sua área de residência, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h00.

Ajude-nos doando equipamento que já não precisa.  JUNTOS VALEMOS MAIS!