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ALIMENTAÇÃO E ALERGIAS

 

Dra. Gisela Rocheta

Responsável pela Unidade de Dietética e Nutrição

abril 2015

 

 

 

Com a Primavera temos dias mais bonitos, mas chegam também as alergias.

Alergia, nada mais é que uma resposta exacerbada do nosso sistema imunológico a determinada substância, chamada alérgeno.

Ter um estilo de vida saudável e uma alimentação equilibrada desempenha papel muito importante na imunidade, pois as reações do sistema imunológico também necessitam de energia e de vários nutrientes para a formação de células e outras substâncias envolvidas no nosso sistema de defesa.

Dietas ricas em açúcar, consumo de álcool, consumo de gorduras em excesso, a magreza e obesidade, debilitam o sistema imunológico, assim como o uso de alimentos industrializados, que contêm aditivos químicos, como corantes, aromatizantes, acidulantes, entre outros.

 

Alimentos que aumentam a imunidade:

Vitamina C- frutas cítricas (laranja, kiwi, tomate, morangos) gengibre, pimentão, salsa coentros, tomilho.

Vitaminas do complexo B- vegetais verdes escuros como brócolos, couve, espinafres, folhas de beterraba, beterraba, feijão, cogumelos, amêndoa, soja, ovo e fígado.

Zinco – cereais integrais, castanhas, leguminosas (feijão, grãos de bico, lentilha, ervilhas, favas), aveia, carnes, ostras, iogurte e leite fermentado.

Vitamina E – frutas oleaginosas (noz, castanhas, amêndoa), azeite e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola), gema de ovo, abacate.

Licopeno – tomate e seus derivados.

Alimento rico em ómega 3 – azeite e peixes gordos, como salmão, sardinha, cavala, atum, sementes de linhaça, abóbora, batata-doce.

Selénio – frutos do mar, vísceras, alho, cebola, milho, cereais integrais, ovos, coentros, gengibre, salsa.

Betacaroteno – cenoura, abóbora, beterraba, rúcula, couve, mamão.

 

Em conclusão, uma alimentação equilibrada e variada, rica em frutas, vegetais, grão, peixes e outros alimentos acima listados, proporcionam ao nosso corpo nutrientes importantes para o bom funcionamento do sistema imunitário.

Promover bons hábitos alimentares e planear a alimentação da família, no sentido de realizar uma alimentação variada, colorida, com alimentos frescos, contendo a diversidade de vitaminas e minerais é fundamental para melhorar o sistema imunitário, todos os dias do ano.