SNS - Serviço Nacional de Saúde
Conselho para o Desenvolvimento Sustentado

O Hospital Vila Franca de Xira instituiu um Conselho para o Desenvolvimento Sustentado e um Fundo de Resposabilidade Social, no valor de € 50.000, criado com o apoio da Fundação Amélia de Mello.

Este Fundo tem como principal objetivo fomentar projetos ou programas específicos de apoio às populações dos cinco concelhos da área de influência do Hospital, nomeadamente através da atribuição de Bolsas de Solidariedade.

O órgão, presidido por Maria da Luz Rosinha, é composto por um conjunto de individualidades de reconhecida capacidade, idoneidade e mérito, representantes dos cinco municípios, de instituições de saúde e do Instituto de Segurança Social e membros da Comissão Executiva do Hospital. São eles:

  • Presidentes das Câmaras Municipais dos cinco concelhos da área de influência do HVFX (rotatividade anual);
  • Dra. Mariana Ribeiro Ferreira;
  • Profª Ana Escoval;
  • Dr. Carlos Agostinho;
  • Dr. Jorge Coelho;
  • Dr. Daniel Proença de Carvalho;          
  • Dr. Salvador de Mello;
  • Eng. Vasco Luís de Mello;
  • Dr. Pedro Bastos;
  • Dra. Maria João Germano;
  • Dr. Pedro Lucena e Valle.

 

Bolsas de Solidariedade

A Fundação Amélia de Mello, com a colaboração do Conselho para o Desenvolvimento Sustentado do Hospital Vila Franca de Xira, atribuiu 11 Bolsas de Solidariedade no valor global de € 100.000, no âmbito da 3ª edição do concurso de Bolsas de Solidariedade, inteiramente dedicado ao apoio de projetos de responsabilidade social com atuação nos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira.

As candidaturas apoiadas nesta edição incidem em projetos com intervenção direta na área da deficiência/incapacidade, das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) Associação do Hospital Civil e Misericórdia de Alhandra, Associação para a Integração de Pessoas com Necessidades Especiais, Associação de Reformados e Idosos da Póvoa de Santa Iria, Casa S. Pedro de Alverca, Centro Social Paroquial Aveiras de Cima, CERCI - Flôr da Vida, CERCI Póvoa, CERCI Tejo, Centro de Recuperação Infantil de Benavente, Mithós - Histórias Exemplares - Associação de Apoio à Multideficiência e Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira.

Esta iniciativa da Fundação Amélia de Mello é promovida com a colaboração do Conselho para o Desenvolvimento Sustentado do Hospital Vila Franca de Xira, por se inserir na sua política de responsabilidade social, enquanto reconhecimento da relevância da promoção da integração social, do bem-estar, do desenvolvimento e da valorização pessoal das populações que o Hospital serve.

A cerimónia decorreu no dia 29 de junho, no auditório do Hospital Vila Franca de Xira e contou com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes.

Banco de Ajudas Técnicas

Em 2014, o Conselho para o Desenvolvimento Sustentado do HVFX lançou também um Banco de Ajudas Técnicas comum aos cinco municípios da área de influência do Hospital.

Pode ajudar este Banco de Ajudas Técnicas comum, doando equipamento que já não precisa, como cadeiras de rodas, canadianas, camas articuladas, andarilhos e outros. De 1 de dezembro de 2014 a 31 de março de 2015, faça as suas doações junto do Departamento de Ação Social do Município da sua área de residência, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h00.

Ajude-nos doando equipamento que já não precisa.  JUNTOS VALEMOS MAIS!