SNS - Serviço Nacional de Saúde
Hospital Vila Franca de Xira e ACES Estuário do Tejo distinguidos pela Missão Continente

O projeto “Diabetes Infantil – Otimização da Gestão da Transição Segura Hospital/Comunidade na área da saúde Infantil e Juvenil”, que resulta da forte articulação entre o Hospital Vila Franca de Xira e do ACES Estuário do tejo, foi distinguido pela Missão Continente, numa cerimónia que decorreu no dia 20 de julho, no auditório da Sociedade Filarmónica de Alverca.


Este projeto inovador consiste num acompanhamento articulado e integrado das crianças diabéticas, entre os cuidados de saúde hospitalares, cuidados de saúde primários e escolas. Engloba um programa de ações de formação e apoio à criança e
respetivos familiares, bem como ações de formação nas escolas, dirigidas aosprofissionais que acompanham as crianças diabéticas.


O prémio, no valor de € 28.912, permitirá adquirir equipamentos que irão melhorar a qualidade de vida destas crianças, como sensores que medem o nível de glicose sem recorrer a picada e uma máquina de hemoglobina glicada, que permite uma melhor avaliação do tratamento. Será disponibilizado, ainda, material para ações de formação nas escolas.


A Diabetes Tipo 1 é uma das doenças crónicas mais frequentes em crianças e jovens em idade escolar. O tratamento requer vigilância constante. Os estudos apontam que a capacitação da família é um fator preponderante no sucesso do controle metabólico e que, para tal, é necessário formar e capacitar equipas multiprofissionais, bem como intensificar programas de educação na gestão terapêutica, de forma a prevenir complicações.

 

O concurso anual da Missão Continente de 2016 teve como objetivo apoiar a saúde familiar.