SNS - Serviço Nacional de Saúde
Dia Mundial da Higiene das Mãos

O Hospital Vila Franca de Xira assinala o Dia Mundial da Higiene das Mãos, celebrado a 5 de maio, com uma ação de sensibilização e ensino da correta higienização das mãos, no átrio principal do piso 0. A ação é dirigida a Utentes e consiste num exercício prático onde, com a utilização de um corante e luz negra, é verificada a eficácia do ato da higienização das mãos. O exercício será realizado por um profissional de saúde que vai ensinar aos Utentes como proceder a uma correta higienização das mãos.

Em 2017 a Campanha da Organização Mundial de Saúde (OMS) Save Lives: Clean Your Hands define como tema central o problema crescente das resistências aos antimicrobianos e a influência das boas práticas em higiene das mãos neste combate.

O Hospital Vila Franca de Xira desenvolve um conjunto de medidas que visa o controlo das infeções associadas aos cuidados de saúde. O contacto é a via de transmissão mais comum de germes, através das mãos. Lavar as mãos corretamente com água e sabão é a forma mais simples e eficaz de ajudar a reduzir a transmissão da infeção, protegendo o próprio e os outros.