SNS - Serviço Nacional de Saúde
Imuno-Hemoterapia

A Imuno-hemoterapia é uma especialidade médica composta por duas grandes áreas, a imunohemotologia e a hemoterapia ou medicina transfusional. A primeira dedica-se ao estudo e diagnóstico de estados imunológicos com fins terapêuticos e a segunda ao tratamento de doenças através da utilização do sangue, seus componentes e derivados.

O Serviço de Imuno-hemoterapia do Hospital Vila Franca de Xira é, de acordo com o regime jurídico português, um serviço de sangue, pois reúne as áreas de colheita, armazenamento, processamento e distribuição de componentes do sangue, assim como a área de medicina transfusional.

 

Está certificado de acordo com o referencial normativo NP EN ISO 9001, pela SGS e encontra-se autorizado para exercício de funções pelo departamento de qualidade da DGS bem como pelo IPST. Responde aos padrões específicos da Joint Commission Internacional encontrando-se acreditado de forma integrada com o restante hospital. 

 

Implementa continuamente as novas metodologias técnico-científicas de forma a assegurar a qualidade e segurança da terapêutica transfusional nos diferentes motivos e patologias, onde está indicada.

 

Recorde-se que a prestação de cuidados de saúde com utilização de produtos terapêuticos biológicos de origem humana depende do caráter benévolo, altruísta e gratuito dos dadores de sangue.

 

Responsável de Serviço
Dina Pereira
Imuno-Hemoterapia
Equipa Médica
Mário  Rosa
Imuno-Hemoterapia
Consultas
Consulta de Hemoterapia
Consulta de Imunohemoterapia