SNS - Serviço Nacional de Saúde
Anatomia Patológica

 

A Anatomia Patológica é uma especialidade médica laboratorial cujo objetivo é o diagnóstico das doenças, através da observação e estudo de órgãos, tecidos (histologia) e células (citologia).

 

Desempenha um papel fundamental na vida de um hospital moderno e é central na prestação dos cuidados médicos ao participar no diagnóstico, avaliação de fatores prognósticos, orientação terapêutica e caracterização das mais diversas patologias.

 

O Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Vila Franca de Xira responde atualmente a mais de 7.000 exames por ano (histológicos - biopsias e peças cirúrgicas; citopatológicos - citologia esfoliativa - ginecológica e não ginecológica; citologia aspirativa). Assegura, ainda, consultas intra-operatórias (exames extemporâneos) e técnicas complementares de diagnóstico (histoquímica e imunohistoquímica).

 

O Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Vila Franca de Xira tem a Certificação de Qualidade pela Norma ISO 9001 desde 2013.

 

A equipa médica é composta por três especialistas em Anatomia Patológica e a equipa técnica é coordenada pelo Técnico João Carlos Palma.

 

Horário de atendimento ao público: 09h00 – 17h00 (dias úteis)

Contacto: secretariado – tel.: 263006519 e 263006921

Endereço electrónico: sec.anatomia@hvfx.pt

Horário de funcionamento: 08h00 – 18h00 (dias úteis)

 

Responsável de Serviço
Sofia Loureiro dos Santos
Anatomia Patológica
Equipa Médica
Ana Afonso
Anatomia Patológica
Miguel Angel Campo
Anatomia Patológica
Exames
Citologia – esfoliativa (ginecológica e não ginecológica) e aspirativa
Exames extemporâneos (consultas intra-operatórias)
Histologia - biopsias e peças cirúrgicas
Técnicas complementares – histoquímica e imunohistoquímica